sábado, 7 de janeiro de 2012

Ensine os mais novos a poupar

Em época de crise todas as ajudas são bem-vindas para poupar dinheiro. A DECO alerta que crianças e jovens devem ser incentivados a gerir bem o dinheiro.

2012 vai ser um ano de crise e poupar é palavra de ordem. Numa altura em que as famílias procuram cortar em todas as despesas, os mais novos também devem ser ensinados a gerir o dinheiro.

"Ensinar as crianças a lidar com o dinheiro é cada vez mais importante, para que elas saibam usá-lo, saibam o valor de o ganhar, de poupar e também de doar e partilhar", diz Fernanda Santos da DECO .

A responsável pela campanha de literacia financeira destinada aos mais novos deixa alguns conselhos aos pais. Um mealheiro, não apenas destinado à poupança, uma semanada, não pedir a restituição do dinheiro e empréstimos em caso de falência são algumas das dicas.

Site ajuda a educar

A DECO criou um site onde as crianças podem aprender a gerir o dinheiro sem cometer excessos. Dividido em duas áreas, uma dos 6 aos 12 anos e outra a partir dos 12, o Gerir e Poupar pretende combater a iliteracia financeira.

No site, os mais novos aprendem o que é o dinheiro, como o podem gerir e para que serve com a ajuda do Guito, uma personagem criada pela associação. Na parte dos mais crescidos, já se fala de formas de ganhar dinheiro, de crédito, investimento e empreendorismo.

http://www.gerirepoupar.com/

A Revista Time também deixa alguns conselhos aos pais

- Faça um cartão de crédito consigo e com o seu filho como titulares. É uma boa maneira de ajudar os mais pequenos a usar o crédito de uma forma responsável. Além disso, se eles abusarem nalguma compra os pais também recebem a fatura.

- Autorize o seu filho a usar o seu cartão de crédito. É uma boa forma de lhe dar confiança, no entanto é você que paga as contas.

- Deixe-o gerir um cartão de débito. Isso dá a noção de como o dinheiro se gasta sem contrair crédito.

Fonte: Expresso

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...