sábado, 14 de janeiro de 2012

Pedal: o jornal gratuito sobre bicicletas

Surgiu, esse mês, um novo jornal: o Pedal. Publicação mensal e gratuita que tem como principal objetivo divulgar toda a cultura inerente ao movimento urbano que aposta na bicicleta enquanto meio de transporte nas cidades, "cujo crescimento começa a ser cada vez mais notório".

Assim, o jornal Pedal nasce da necessidade de se criar mais plataformas para marcar a presença da utilização da bicicleta enquanto meio de transporte. Acima de tudo, o Pedal é "um jornal cultural, um instrumento para divulgar e comunicar o que se faz de interessante nas mais variadas disciplinas criativas; mas é também um manifesto, um diálogo de ideias e, ao mesmo tempo, uma tentativa de conseguir trazer para Portugal uma atitude que é banal noutras metrópoles europeias — o uso da bicicleta como meio de transporte — e a partir daí usar essa atitude para fazer mais, para além do que este jornal possa sugerir", explica a organização.

A publicação é o resultado da paixão de Bráulio Amado, Filipe Gil, João Pinheiro e Luís Gregório pelo universo das bicicletas, sendo composta por entrevistas e reportagens, com "uma aposta forte na fotografia e ilustrações", segundo revela a organização. "Haverá, ainda, espaço para editorial de moda, banda desenhada e outros pontos de interesse para a comunidade e simpatizantes da cultura da bicicleta", adianta.

O Pedal tem uma vertente online e outra imprensa, sendo uma publicação a cores, com uma tiragem inicial de cinco mil exemplares, que são distribuídos nas cidades de Lisboa, Porto, Aveiro e Faro.

Em outubro tinha sido lançado o número zero do jornal, que funcionou como manifesto e apresentação do projeto.

Fonte: Speak
Briefing

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...