segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Guia de prevenção de gripes e constipações


11 passos essenciais que o protegem destas infecções

São ambas causadas por vírus (ainda que vírus diferentes), são muito contagiosas, têm uma alta incidência sobre a população e atacam nas estações frias. Chegam através das vias respiratórias e causam um grande mal-estar.

Uma vez contraídas, a única coisa a fazer é aliviar os seus sintomas e reduzir a duração ou a intensidade do processo. Existem medidas eficazes para não as contrair ou para diminuir a sua intensidade. Apenas tem de as pôr em prática.

Estas duas infecções costumam ser confundidas. No entanto, não são a mesma coisa. Coincidem apenas no facto de saturarem as consultas médicas e de ainda estarem envoltas em muito desconhecimento.

Apesar da sua incubação, sintomas, evolução e tratamentos apresentarem certas diferenças, as medidas de prevenção são muito semelhantes, com uma excepção: só a gripe pode ser prevenida através da vacinação anual.

Apesar destas medidas de protecção não serem eficazes a cem por cento (nem mesmo a vacina contra a gripe), ajudam a minimizar a possibilidade de contágio. Existe apenas um requisito: aplicá-las!
Se faz parte daquele grupo de pessoas que não prestam atenção aos conselhos médicos ou que, simplesmente, não os seguem por acharem que se tiverem de adoecer adoecem mesmo, independentemente daquilo que fizerem (como se fosse uma imposição do destino), está completamente enganada. O primeiro passo consiste em acreditar que a prevenção é eficaz, porque realmente funciona!

Ler mais

Fonte: Sapo Saúde

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...